quarta-feira, 30 de maio de 2012

30 de Maio Dia do Geólogo


30 de Maio Dia do Geólogo

A Terra e sua história, origens, estrutura e processos que a formaram e os que regem as transformações pelas quais ainda passa são objetos de estudo do geólogo. O profissional também deve estar atento à vida pré-histórica, registrada nos fósseis que são restos de seres vivos preservados em rochas.
Geólogo

29 de Maio Dia do Geógrafo


29 de maio

Dia do Geógrafo

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
[creditofoto]
O grego Estrabão (cerca de 63 a.C.-24 d.C.), primeiro geógrafo da Antigüidade
Geógrafo é o profissional que estuda a sociedade humana em sua relação com o espaço natural. 29 de maio é o Dia do Geógrafo. No Brasil, a profissão foi regulamentada por lei nos anos 1970. Porém, a geografia é considerada uma das mais antigas disciplinas acadêmicas da história da humanidade. Os estudos geográficos remontam à Grécia antiga.

28 de maio - Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

A luta é uma longa caminhada de conscientização entre as gestantes quanto à importância de dar mais atenção à sua própria saúde, que neste momento, é mais delicada. E o incentivo da sociedade celebrando esse dia é capaz de alertar a gravidade do problema e sensibilizar tanto as mulheres para que façam o pré-natal, mas também seus companheiros do dia a dia para que a ajude no que precisar.

veja mais no blog:

segunda-feira, 28 de maio de 2012

27 de Maio Dia do Profissional Liberal


DIA DO PROFISSIONAL LIBERAL

Dia do Profissional Liberal
O que faz um profissional liberal?
A cada dia que passa temos mais e mais profissionais liberais trabalhando, ou seja, prestando seus serviços. O profissional liberal trabalha como autônomo, de forma independente sem ser veiculado ao uma empresa.

Dia 25 de maio: Dia Nacional da Adoção


Dia 25 de maio: Dia Nacional da Adoção

Com o objetivo precípuo de sensibilizar e estimular a sociedade para a importância da adoção de crianças e adolescentes, o Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Macapá, por intermédio da Equipe Interprofissional do Núcleo de Assistência Psicossocial/NAP, divulga o Dia Nacional de Adoção, celebrado em 25 de Maio, como meio de desmistificar o instituto da adoção, estimulando, assim, a adoção no Estado do Amapá e no Brasil.







quinta-feira, 24 de maio de 2012

24 de maio


24 de maio

Dia do Telegrafista
O telegrafista trabalha nas estações telegráficas, transmitindo e recebendo mensagens, por meio de um código próprio, o código Morse, assim chamado em homenagem ao inventor do aparelho e do seu código de comunicação.

O telégrafo foi o primeiro aparelho uitlizado para comunicação a distância. Foi inventado em 1832 pelo norte-americano Samuel Morse (1791-1872) e patenteado em 1840. Em 1866, o primeiro cabo telegráfico submarino passou a ligar permanentemente a Europa à América. Daí em diante, as tecnologias de comunicação a distância evoluíram com rapidez. Guilherme Marconi criou o telégrafo sem fio em 1896, emitindo e captando sinais a centenas de metros de distância. Esse foi o passo decisivo para a expansão das telecomunicações.

Antes de inventar o telégrafo, Samuel Morse foi pintor de grande talento. Estudou artes na Inglaterra, fez exposições na Academia Real de Londres, pintou retratos de muitos cidadãos importantes de sua época e foi professor catedrático de pintura e escultura na Universidade de Nova York.

Quando esteve em Paris, Morse começou a estudar eletricidade e se tornou físico, desenvolvendo seus próprios experimentos num pequeno laboratório improvisado. Seu objetivo era criar um sistema elétrico capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Assim, acabou inventando o telégrafo, um aparelho capaz de transmitir sinais através de um circuito eletromagnético.

Depois, Morse inventou um código: um sistema de pontos e espaços que, combinados, podem representar letras e números. Quando atingiu seu máximo aperfeiçoamento, o código Morse pôde ser transmitido a uma velocidade de dez palavras por minuto.

Embora o telégrafo não seja utilizado tão largamente nos dias de hoje, o código Morse continua a ser empregado nos aviões e nos navios, sobretudo quando há necessidade de comunicação em situações de emergência.
Referência:

Dia da Juventude Constitucionalista...



23 de maio

Dia da Juventude Constitucionalista e
Dia do Soldado Constitucionalista (MMDC)

O dia 23 de maio é uma data muito importante para a democracia brasileira. Em 1932, quatro estudantes paulistas - Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo - foram mortos nessa data, num confronto com a polícia, quando se manifestavam contra a ditadura de Getúlio Vargas.

A morte dos quatro estudantes foi o estopim da revolta paulista contra o governo e a favor de uma Constituição. As iniciais dos nomes dos quatro estudantes, MMDC, passaram a ser o símbolo da revolta de São Paulo, que eclodiu no dia 9 de julho e passou para a história com o nome de Revolução Constitucionalista de 1932. Essa revolução foi uma espécie de revide dos grupos que tinham sido derrotados pela Revolução de 1930. Esses grupos, ligados ao Partido Republicano Paulista (PRP), defendiam a instalação imediata da Assembléia Constituinte e acusavam Getúlio Vargas de retardar a elaboração da nova Constituição do país, almejando recuperar o poder que haviam perdido com a vitória política de Vargas.

O movimento MMDC mobilizou cerca de cem mil homens; a maioria era representante da classe média. Os paulistas se organizaram em frentes de combate e se posicionaram nas divisas de São Paulo com Minas Gerais, com o Paraná e no vale do Paraíba. Aguardaram em vão o apoio de outros estados. No dia 3 de outubro, as tropas paulistas se renderam diante da superioridade das forças federais.

Em São Paulo, foi construído um monumento em homenagem aos quatro estudantes. Trata-se do obelisco do Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer, que serve de mausoléu para seus corpos. Pode ser avistado da avenida vinte e três de Maio, que recebeu esse nome como parte da homenagem aos heróis de 1932.

O dia 23 de maio foi fundamental para os revolucionários, porque o povo saiu às ruas, para lutar pela Constituição; por isso, nele se comemora o Dia da Juventude Constitucionalista. Nesse dia, recordam-se não só a participação dos jovens no movimento, como também os quatro estudantes vitimados pelos repressores. Em São Paulo, em 9 de julho, MMDC são especialmente honrados no Dia do Soldado Constitucionalista, festa que ocorre só nesse estado.
Referência:
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/dataCom.aspx?Dia=23&Mes=5

quarta-feira, 23 de maio de 2012

22 de Maio - Dia do Abraço

22 de Maio - Dia do Abraço
Mensagens e Poemas

Dizem os orientais que,
quando abraçarmos uma pessoa querida a quem amamos,
devemos fazer da seguinte forma:
inspirando e expirando três vezes,
e aí sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes.
O efeito terapêutico do abraço é inegável.
Diante disso não podemos esperar para abraçarmos a quem queremos bem.
Se você estiver sentindo um vazio interior,
tente abraçar o seu amigo (a),
deslizando delicadamente a mão sobre as costas dele (a),
para que o possa sentir junto a você.
Nos Momentos de dor e de alegria
é que vemos o bem que
um grande e demorado abraço nos causa. 

Pelo abraço,
transmitimos emoções,
recebemos carinho,
trocamos afeto,
compartilhamos alegria,
amenizamos dores,
demonstramos amizade,
doamos amor,
expressamos nossa humanidade. 
É tempo de enlaçarmos nossos braços num terno,
profundo e afetuoso abraço.


22 de Maio - Dia do Abraço
Fonte: Mensagens e Poemas

Robert Moog


23/05/2012 08h10 - Atualizado em 23/05/2012 08h11

Robert Moog é homenageado por Doodle do Google

Ricardo Fraga Para o TechTudo
O Google+ está comemorando, nesta quarta-feira (23/05), os 78 anos do nascimento de Robert Moog com um Doodle animado. Tido como pai do sintetizador, Moog fundou a empresa Moog Music Inc. com o objetivo de produzir sintetizadores utilizados por grandes artistas americanos.
Robert Moog é homenageado por Doodle do Google (Foto: Reprodução/TechTudo)Robert Moog é homenageado por Doodle do Google (Foto: Reprodução/TechTudo)
Diferente de muitos Doodles divulgados pelo Google, a homenagem a Robert Moog tem uma história um pouco diferente. A animação levou quatro meses para ficar pronta e foi produzida por dois funcionários do Google, durante os 20% do tempo de trabalho em que eles podem se dedicar a projetos fora de suas funções principais.
Ryan Germick, da equipe de Doodles do Google, é fã de Moog e se uniu ao amigo de trabalho e engenheiro Joey Hurst para reproduzir, em um navegador, um sintetizador analógico como os feitos por Moog. A dupla, que havia trabalhado também no projeto do Doodle em homenagem a Les Paul, se baseou em um sintetizador analógico original, projetado por Moog, para desenvolver a animação que estampa a página principal do Google.
Como na homenagem a Les Paul, o usuário também poderá gravar as suas criações feitas no sintetizador virtual do Google, que conta com até quatro canais de áudio. Após gravá-lo, o usuário poderá copiar o link e enviar aos amigos ou, caso tenha um perfil no Google+, compartilhar diretamente pela rede social.
Para quem não faz a menor ideia de como funciona um sintetizador, a Bob Moog Foundation disponibilizou o vídeo abaixo (em inglês) que ensina a utilizar o equipamento.
Fonte de Pesquisa: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/05/robert-moog-e-homenageado-por-doodle-do-google.html

segunda-feira, 21 de maio de 2012

DIA DA LÍNGUA NACIONAL

DIA DA LÍNGUA NACIONAL

Dia da Língua Nacional Hoje comemoramos o Dia da Língua Nacional!

Língua Nacional é aquela que é falada em um país. Por exemplo, aqui no Brasil falamos a Língua Portuguesa.

Este dia merece ser comemorado, pois a Língua Portuguesa é nosso maior meio de se comunicar e se expressar com outras pessoas e também através da escrita.

Toda língua é composta por diferentes palavras, e regras que juntas formam as frases! Cada país possuí sua língua nacional, e nenhuma é igual à outra.

Porém, pode existir a influência de outras línguas, como por exemplo, a Língua Portuguesa do Brasil originária do Latim, foi influenciada pelo Tupi, que era a Língua utilizada pelas nações indígenas.

Devemos sempre ficar atentos, pois a Língua Nacional, seja de qualquer país, está sempre se modificando e evoluindo com o tempo, e com isso devemos sempre nos manter atualizados com o maior meio de expressão e comunicação que temos para usar no nosso dia-a-dia.

Confira aqui nosso Especial de Ditado!

Dia do Advogado


Palácio da Justiça em Brasília e estátua de Alfredo Ceschiatti - “A Justiça”
O dia do advogado é comemorado no Brasil em duas datas distintas: 19 de maio e 11 de agosto.
Isso porque em 19 de maio é a data do padroeiro da profissão, Santo Ivo, que viveu 50 anos, de 1253 a 1303. O rapaz era de família humilde e aos 14 anos se interessou no curso de direito. Quando profissional, sua escolha foi trabalhar nas áreas de direito civil e canônico, defendendo os direitos das pessoas que não tinham meios de pagar por esses serviços.
Já a data de 11 de agosto surgiu como homenagem aos profissionais da advocacia, devido à criação do primeiro curso de direito do Brasil, através da Faculdade de Direito de São Paulo, em 1º de março de 1828, com um decreto assinado por D. Pedro I. A segunda faculdade do curso foi implantada em Olinda.
Em homenagem à criação da 1ª faculdade, comerciantes de restaurantes começaram a custear as despesas dos estudantes que frequentavam seus estabelecimentos. Com isso, instituiu-se o “dia do pendura”, onde os estudantes não precisariam pagar suas contas.
Porém, com o passar dos anos, o número de alunos nos cursos aumentou muito, causando prejuízos aos comerciantes, motivo pelo qual deram fim à brincadeira.
Mas em 1930, no Largo do São Francisco, estudantes voltaram com a brincadeira e ainda comem, bebem e saem sem pagar suas contas.
O profissional formado em direito pode atuar em duas áreas: na advocacia, trabalhando na defesa dos interesses de seus clientes, e na área jurídica, prestando concursos públicos para os cargos de promotor de justiça, delegado, juiz, procurador, dentre outros.
Ao terminar a graduação, os formandos devem tirar a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que lhes outorga o exercício da profissão.
No direito existem várias áreas para se trabalhar, pois aparece dividido de acordo com o círculo de necessidades das relações humanas, uma vez que tem como objetivo organizar a vida da sociedade.
Para isso, foram criados os códigos processuais, que retratam as normas, os direitos e deveres dos cidadãos em cada uma das áreas, podendo ser penal, civil, constitucional, administrativo, tributário, trabalhista, internacional, digital, ambiental, de direitos intelectuais, de arbitragem internacional, público e privado.
A área mais recente é a do direito digital, conferindo as responsabilidades de quem trabalha com o uso da informática e “as relações entre usuários, agentes e fornecedores, como provedores de internet, empresas de software, bancos e lojas virtuais”.
A área de arbitragem internacional “lida com disputas comerciais e fiscais entre países ou empresas e instituições de diferentes nações”.
Uma área que está em grande evidência é a do direito ambiental, cuidando da preservação do meio ambiente através das relações do homem com a natureza.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Agosto - Datas Comemorativas - Brasil Escola

Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-advogado.htm

19 de maio – Dia do Físico

Hoje é Dia do Físico.
Qual o nome desses físicos? Escreva nos comentários…
Não se sabe ao certo o por que desta data mas, o dia 19 de Maio foi definido como o dia da Física, pela Sociedade Brasileira de Física, no ano de 2005, ano em que fora decretado pela ONU como o ano internacional da Física, para comemorar o centenário das publicações dos trabalhos de Einstein. A partir de então, várias instituições de ensino promovem, para o público, atividades instrutivas sobre a física.
Uns afirmam que o dia 19/05 vem de 1905 (Ano Miraculoso de Einstein), outros ousam sugerir o aniversário do físico holandês Abraham Pais (1918-2000), que escreveu sobre a vida de Niels Bohr (de quem foi assistente) e Albert Einstein (de quem foi colega em Princeton), como inspiração para esta data. Ao certo, não se sabe o motivo deste dia, talvez ele seja apenas um dia aleatório e arbitrário.
Sem os físicos não haveria o telescópio Hubble e suas fotos belíssimas, o Espectro Eletromagnático e suas utilidades, a sismologia que nos ajuda a entender onde pisamos, explicações para os fenômenos ao nosso redor e até a ficção científica.
Por causa dos Físicos temos eletricidade, óculos, câmeras, relógios, motores, geladeiras, condicionadores de ar, protetores solar, celulares, aviões, naves, computadores…
Enfim, sem os físicos o mundo seria bem diferente, como tantas outras profissões também! Parabéns a todos os físicos e ao nosso professor de física Davi Morato!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

5ºANO PAINT

Os Alunos do 5ºA utilizaram a sala de informática no dia de hoje para desenharem sobre uma história,com o Paint as imagens foram desenhadas com formas geométricas e com texto de fortamação arial.

18 de Maio – Dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes


18 de Maio – Dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes


No dia 18 de maio de 1973 a menina Araceli Sanches, de 8 anos, desapareceu. Ela foi drogada, espancada, violentada e morta por jovens provenientes de famílias tradicionais da cidade de Vitória (ES). Tal crime, tão brutal, chocou a sociedade brasileira que pedia justiça, mas as pessoas mais empenhadas em tentar solucioná-lo morreram ou foram afastadas de seus cargos. A sociedade capixaba conhecia os hábitos dos envolvidos, que frequentemente promoviam festas onde crianças eram assediadas, mas ninguém quis depor. Os jovens foram indiciados, mas por falta de provas, foram inocentados.
Alguns jornalistas empenharam-se para que o caso não caísse em esquecimento, e muitos anos depois ainda podiam ser percebidos a indignação e revolta das pessoas em relação ao acontecido. Infelizmente, esse caso não era único e a frequência com que acontecimentos parecidos aconteciam levou grupos de combate à violência infantil buscar alternativas para coibir novos crimes.
Em muitos casos, os envolvidos são membros da própria família ou pessoas próximas, o que prejudica a solução destes crimes por falta de denúncia. Apesar de alguns avanços ocorridos, ainda há muito que fazer para garantir os direitos das crianças e adolescentes do Brasil, e a maior dificuldade para garantir a repressão à exploração é fazer com que as autoridades tenham conhecimento do crime.

É preciso que cada pessoa entenda o seu papel e sua responsabilidade e denuncie qualquer comportamento inadequado por parte de adultos para coibir possíveis crimes. Para isso, é disponibilizado um serviço de atendimento no Brasil todo. Basta ligar o número 100 de qualquer telefone, entre 8h e 22h, e sua denúncia  é imediatamente encaminhada para a Polícia Civil, Conselho Tutelar e Ministério Público.

Não deixe de denunciar. Ajude a garantir os direitos das crianças e adolescentes.
Erika Bataglia da Costa
Mestre em Filosofia e Psicopedagoga
Fonte: www.unice.br

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

17 de maio

Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
[creditofoto]
Logotipo da efeméride: em inglês, Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação
"A capacidade de transmitir informação importante com rapidez através de grandes distâncias, preenchendo os vazios do tempo e do espaço, ampliou de forma exponencial todas as atividades humanas, desde enviar mensagens pessoais até realizar transações financeiras complexas ou abordar aspectos críticos da guerra e da paz. O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação evidencia a função transformadora e estimulante das comunicações e da informação nas sociedades e a necessidade universal de se comunicar e cooperar através das fronteiras."

Com estas palavras, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, deixa clara a importância de celebrar o dia 17 de maio, que a Assembléia Geral da própria ONU instituiu como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação.

Não se trata, porém, de uma simples comemoração: o dia serve para evidenciar o esforço promovido cotidianamente pela UIT ­- União Internacional de Telecomunicações, agência especializada das Nações Unidas para o setor.

A UIT foi criada em 17 de maio de 1865. Era, então, a União Internacional de Telegrafia, e foi estabelecida pelos representantes de 20 países europeus, que criaram um conjunto de normas para regulamentar o uso internacional do telégrafo.

União Internacional das Telecomunicações

Primeira organização intergovernamental do planeta, a UIT ampliou suas atividades paralelamente ao desenvolvimento dos meios de comunicação à distância ou telecomunicação ("tele", em grego, significa "ao longe"). Atualmente, a agência trabalha para coordenar o funcionamento dos meios de comunicação no mundo, tornando compatíveis, por exemplo, os diversos sistemas técnicos.

Também desenvolve atividades para difundir o acesso equitativo às tecnologias de comunicação e informação. Vem daí o tema do Dia Mundial da telecomunicação de 2008: "Conectar as pessoas com deficiências: oportunidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para todos". Se a data do ano põe a ênfase nos deficientes, convém lembrar que a maior parte da população mundial ainda não têm acesso pleno aos meios de comunicação.

Como em vários outros setores, neste também é grande a distância entre ricos e pobres. A responsabilidade recai tanto no analfabetismo como na falta de habilidades básicas para lidar com os computadores. Para quem dispõe de acesso à internet, pode parecer incrível, mas 70% da população mundial nunca ouviram o som de um telefone. Aliás, há mais telefones em Manhattan, o principal distrito da cidade de Nova York, do que em todo o continente africano. Os dados são da própria UIT.

Sociedade da Informação

Se a noção de telecomunicações dispensa esclarecimento, o mesmo não ocorre com o conceito de Sociedade da Informação, a que o dia também se refere. O que é essa sociedade?

Antes de mais nada, um produto da globalização, da integração das economias dos países do mundo que se desenvolveu a partir do fim da Segunda Guerra Mundial e se amplificou com o colapso da União Soviética, cujo regime servia de obstáculo ao capitalismo liberal ou liberalismo. É também resultado das revoluções tecnológicas das duas últimas décadas do século 20, em especial no campo das telecomunicações e da informática, que convergiram e possibilitaram a produção e difusão de informações numa escala jamais imaginada.

Entretanto, a Sociedade da Informação mais do que um estágio a que se chega é um processo em andamento. Para isso, tem contribuído especialmente o desenvolvimento da internet, a rede mundial de computadores (ou www, world wide web), que permite o acesso a esse fluxo ininterrupto de informações a qualquer pessoa que disponha de um computador e de um meio de conexão.

Além de ter possibilitado o surgimento de novas formas de comércio e prestação de serviços, a internet também tem tido grande impacto na vida cotidiana de milhões de pessoas, seja mudando seus hábitos, seja aproximando-as por meio de uma possibilidade de comunicação rápida e relativamente barata.

Inclusão digital

Veículo interativo, em que o usuário tem a possibilidade de se incluir e atuar, a rede de computadores possibilita os mais variados tipos de trocas entre os seres humanos, desde a manifestação de uma opinião política, através de abaixo-assinados ou e-mails para parlamentares, até os encontros amorosos.

Aliás, a interatividade é a chave para um novo desenvolvimento da internet, a Web 2.0, conceito ainda não de todo formulado, mas que abrange o exercício intensivo da interação, com os usuários criando individualmente ou em grupos seus meios de se comunicar e difundir informação através de sites e blogs.

Entretanto, por mais breve que seja a exposição do conceito de Sociedade de Informação, é impossível encerrá-la sem voltar à questão da divisão entre ricos e pobres, entre os que têm e não têm acesso a essa Sociedade. Trata-se não só de apontar a existência da separação, mas de trazer à tona outro conceito importante: o de inclusão digital, que vem a ser a necessidade de estender os benefícios das novas tecnologias de comunicação e informação e ampliar o acesso a elas a toda a população mundial.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Estudando para o ENEM

Estudando para a redação do Enem? Veja análise dos temas abordados
16 de maio de 2012 09h46 atualizado às 11h04


Escrever uma redação realmente não é uma tarefa fácil para a maioria dos estudantes. O tema deve estar de acordo com a proposta, e a linguagem tem que estar adequada, sem esquecer que tudo isso deve estar no modelo de dissertação. É exatamente nessa parte da prova que os alunos sentem mais dificuldade, principalmente por não saberem como abordar certos temas ou até mesmo por falta de repertório. A Universia Brasil, rede ibero-americana de colaboração universitária presente em 23 países, destrinchou todos os temas propostos nas redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de 1998 a 2011.
Os temas foram analisados e interpretados pela professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, de São Paulo, para facilitar o desenvolvimento do seu texto na hora da prova. A professora afirma que a única maneira de melhorar o seu texto é praticando. "Treinar com frequência e analisar a correção feita por um professor só vai agregar ao seu crescimento", afirma. Ela ainda acrescenta que ler é essencial para a consolidação do repertório cultural, o que acaba destacando a redação entre as demais.
Como uma espécie de "cola do passado", ao final você sentirá mais facilidade na hora de fazer a sua redação. "Não perca tempo e vá direto ao ponto. Analise o tema, leia os textos que são oferecidos pela banca e desenvolva", aconselha a professora.
Confira as principais possibilidades de desenvolvimento e os pontos que merecem destaque para você se dar bem no Enem 2012:
Interpretação do tema redação Enem 1998: Viver e Aprender
Para o tema Viver e aprender cobrado no Enem em 1998, o estudante deveria analisar de maneira crítica o sentido da vida.
Segundo a professora Cida, entre as opções de desenvolvimento seria apresentar o texto de maneira otimista, assim como a música oferecida pela banca como texto base, sempre fazendo uma ressalva dos obstáculos inerentes à vida e a contraposição. "A música de Gonzaguinha neste caso é sinônimo de aprendizado", afirma.
A professora lembrou ainda que este é um tema amplo, e que a banca do Enem estava extremamente positiva.
Interpretação do tema redação Enem 1999: Cidadania e participação social
A ideia é questionar até que ponto o jovem pode tomar para si a função de adulto. "Nesta edição, o tema da redação é ampliado. O aluno tem dados, quadrinhos e depoimentos como base para selecionar os argumentos úteis para defender o seu ponto de vista", diz.
A questão de cidadania sobre os Direitos e Deveres também é uma opção de desenvolvimento, principalmente quando pensamos no jovem frente à política e temas que questionem a dependência dos adultos e individualismo dos jovens.
A palavra-chave deve ser o protagonismo dos jovens, e a partir dela o estudante deve desenvolver o texto com a ideia de se libertar dos adultos. "A proposta da banca é mostrar que o jovem deixa de ser figurante para ser o principal", afirma.
Interpretação do tema redação Enem 2000: Direitos da criança e do adolescente
Para o tema de redação "Direitos da criança e do adolescente. Como enfrentar esse desafio nacional?" que caiu na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2000, a professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, comenta a importância de estar por dentro do que acontece no País, e no mundo, já que em 2000 foram comemorados os 10 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "A proposta simplesmente pede que o candidato responda ao questionamento que é feito", disse.
A professora acrescenta que como este é um tema concreto, a tendência é facilitar a produção textual. "Nesse caso, não há risco de desviar o tema, e se perder na redação", afirma.
Como ideia de argumentação, pode-se explorar que a ECA não é respeitada, e que a melhor forma de exemplificar isso é mostrar o trabalho escravo e a exploração das crianças e dos adolescentes que acontecem mundo afora. Basta uma leitura atenta dos textos base que foram oferecidos, no caso uma charge e a própria constituição para que o aluno estivesse apto a escrever suas considerações acerca da proposta.
Interpretação do tema redação Enem 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental

Com o tema de redação "Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?" que caiu na prova do Enem de 2001, a banca propõe vários textos, charge, tirinhas e muitos estímulos para o candidato selecionar o melhor e a partir disso desenvolver o seu texto.
Segundo a professora Cida, a melhor opção de desenvolvimento é expor a ideia de sempre respeitar os Direitos Humanos e manter um equilíbrio entre o desmatamento e preservação ambiental. "Ao desenvolver este tema o aluno deve ter muito cuidado para não ser tendencioso e acabar sem argumentos concretos", afirmou.
Como argumento, o candidato poderia ter exemplificado que a partir da fala do ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush é possível identificar que existe uma enorme resistência humana em preservar o meio ambiente.
Também se pode explorar a falta de postura dos países desenvolvidos, que se mostram sem compromisso com a questão ambiental do mundo, visando apenas o lucro, principal engrenagem do capitalismo.
Interpretação do tema redação Enem 2002: O direito de votar
Para o tema de redação "O Direito de Votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?" que caiu na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2002, a professora Cida explica que a proposta da banca examinadora do Enem é resgatar o valor do voto, não apenas dos jovens, mas de todos os cidadãos.
A dica da professora para o desenvolvimento de um bom texto é abordar a questão da importância das Diretas Já e a nova postura brasileira em relação ao voto. "O estudante deve aproveitar as informações que são fornecidas para criar argumentos concretos. A foto do comício pelas Diretas Já, em 1984 é uma chave para o desenvolvimento do texto", afirma.
A professora lembra que usar palavras-chaves e expressões marcantes também são bem vistas pela banca. Neste caso, existem várias vertentes para o mesmo tema. Caberia fazer, por exemplo, uma análise de que o voto é considerado - pela grande maioria das pessoas - como um dever e não como um meio de promover as transformações necessárias no País. "Isso serviria tanto para justificar como para condenar a falta de interesse e não consciência da importância deste ato. Importante lembrar que ainda hoje existe o voto de cabresto, e talvez por isso a falta de credibilidade", analisa a professora Cida.
Interpretação do tema redação Enem 2003: A violência na sociedade brasileira
Mais uma vez o Enem propõe um tema de questão social. Para o tema de redação "A violência na Sociedade Brasileira: como mudar as regras desse jogo?" que caiu na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2003, a professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, explica que a banca examinadora do Enem fornece dados da violência, infográfico e textos que podem servir de base para o desenvolvimento da redação. Além de considerar as causas e as consequências da violência, o aluno deve abordar também as possíveis soluções para mudar as regras desse jogo.
A professora Cida indica que uma das opções para este tema é chamar a atenção das autoridades para encontrar uma solução para a violência. "O aluno deve mostrar que a sociedade está cansada de tanta barbaridade e que o crime não deve ser feito", afirma.
Além de mostrar as causas da violência, o candidato deveria propor soluções para combatê-la, sempre de maneira equilibrada. "O aluno não poderia propor a pena de morte, já que este é um assunto muito delicado e forte. Como solução ele poderia sugerir a cultura do encarceramento, muito comum no Brasil", diz.
Como vivemos em um País onde a desigualdade social continua discrepante, a violência pode se considerada como um tema banal. Mesmo assim, o candidato deve propor uma punição exemplar mostrando que está atento aos acontecimentos cotidianos e as atualidades. "A violência já se tornou trivial, não tem como ser combatida", afirma.
Interpretação do tema redação Enem 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar os abusos nos meios de comunicação
A sociedade em questão novamente. Para o tema de redação "Como garantir a liberdade de informação e evitar os abusos nos meios de comunicação?" que caiu na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2004, a professora Cida explica que em tema como este os estudantes devem tomar muito cuidado ao sugerir certas medidas, já que elas podem acabar influenciando atitudes controladoras.
Propondo este tema, a banca examinadora se mostra tendenciosa. Ao deixar o candidato tranquilo em relação ao tema, ele poderia colocar o veto ou a intervenção do Estado nos meios de comunicação como uma das soluções para este problema.
De acordo com a professora existem abusos, sensacionalismo e apelação das grandes mídias para atingir boas audiências, mas a liberdade de informação não é um abuso e sim um direito. "Reconhecer que os abusos acontecem não significa que o governo seja o responsável pela decisão do que deve ou não ser transmitido", afirma.
O entretenimento pode ser abordado como algo saudável e o controle da informação deve ser uma responsabilidade da sociedade, ou seja, para evitar os abusos cometidos nos meios de comunicação a própria população deve monitorar. Isso faz para do processo de autorregulamentação.
Interpretação do tema redação Enem 2005: O trabalho infantil na realidade brasileira
Para o tema de redação "O trabalho infantil na realidade brasileira" que caiu na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2005, a professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, analisa que o estudante mostre que o trabalho rouba a infância, que tira a oportunidade da criança frequentar a escola e explora a família. Trabalhando o texto em cima destes pontos o candidato teria a possibilidade de mostrar a realidade brasileira e a sua relação direta com o trabalho infantil.
Como solução, a professora sugere a fiscalização das grandes empresas e, consequentemente, a multa em caso de descumprimento de alguma regra. Outro ponto importante é o valor que o trabalho tem para as famílias rurais. "O trabalho para a grande maioria delas (famílias rurais) serve tanto para enobrecer a criança quanto para ajudar na renda. O trabalho protege da marginalidade e garante a renda familiar."
Dependendo do desenvolvimento do texto, o aluno poderia fazer uma denuncia em relação à omissão do poder público e ressaltar que as crianças são obrigadas a trabalhar porque a remuneração de seus pais não é digna, o que implica na falta de dinheiro para custear as necessidades básicas de uma família.
Interpretação do tema redação Enem 2006: O poder da transformação da leitura
Para o tema de redação "O poder da transformação da leitura" que caiu na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2006, a professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, explica que a banca avaliadora do Enem espera que o candidato desenvolva o texto identificando a importância da leitura na formação das pessoas, mostrando que este hábito traz um enriquecimento único e crítico e que esta constatação verdadeira. Além de expandir os horizontes, a leitura amplia a participação das pessoas na sociedade.
A professora acredita ainda que a banca tem uma visão idealista e romântica dos livros. "O Enem não reconheceu que o livro no Brasil é um artigo caro. Como os textos que foram propostos pela banca, fica claro que a população deve deixar de comer para comprar livros. Saber a importância da leitura para a formação acadêmica e pessoal de um indivíduo não pode apagar a realidade do país", afirmou.
Interpretação do tema redação Enem 2007: O desafio de se conviver com a diferença
No tema de redação "O desafio de se conviver com a diferença" que caiu na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2007, a banca avaliadora do Enem oferece duas músicas e a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO.
A professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, explica o candidato poderia considerar todos os tipos de diferença. A ideia é desenvolver o tema a partir dos benefícios que a diversidade traz para a cultura, sociedade e natureza. "A riqueza é a diferença", disse.
Ela afirma que o candidato jamais poderia usar como solução a sobreposição de uma raça ou religião por outra. "Odiar o que é diferente de nós resulta em guerras raciais e religiosas", afirma. "Uma sugestão de desenvolvimento é propor o respeito acima de tudo. Diante do diferente, agir com civilidade, tolerância e respeito", completou.
Interpretação do tema redação Enem 2008: Máquina de chuva da Amazônia
Em 2008, o formato da prova de redação do Enem está completamente diferente dos anos anteriores. Para o tema de redação "Máquina de chuva da Amazônia" que caiu na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o importante era escolher uma das três medidas propostas e depois iniciar o desenvolvimento do texto.
A professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, explica que o candidato deveria mostrar o que o desmatamento faz com o funcionamento da máquina de chuva que é a Amazônia.
Como solução, o aluno deveria propor o aumento das multas, da fiscalização e o pagamento de uma taxa para incentivar os proprietários das terras a não desmatarem. "Para manter a máquina de chuva funcionando, o equilíbrio ambiental é muito importante", afirma.
Na opinião da professora a melhor opção de desenvolvimento seria a número 1. Para resolver os problemas era preciso mostrar o que daria certo e o que não funcionária dentro da medida proposta, sempre apontando as vantagens e desvantagens de cada escolha.
Interpretação do tema redação Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional
Assim como em outras edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), sobre este tema "O indivíduo frente à ética nacional", o estudante deveria apresentar uma proposta de ação social. Além da sátira em relação à falta de honestidade no País, são oferecidos como texto base dois textos que questionavam a tendência por parte dos brasileiros a se acomodar.
De acordo com a professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, existem dois posicionamentos possíveis a serem defendidos. O primeiro seria concordando com a tese e, o segundo, defendendo os cidadãos. Ambas possibilidades deveriam ser adotadas com muito cuidado para não ser tendencioso. "A banca examinadora generaliza a sua crítica e dá a entender que ninguém é perfeito", comentou.
Outro ponto interessante a ser desenvolvido é defender a integridade dos cidadãos e reconhecer que existe a banalização da ética. "Os textos base propõem que as pessoas honestas são otárias e que os fins justificam os meios. Basta aparecer a oportunidade para o ser humano fazer as mesmas coisas", afirmou.
Como solução, o candidato poderia mostrar o voto, que é responsabilidade individual, como uma forma de reverter esse ciclo vicioso de corrupção. E que a sociedade é mais uma vítima da corrupção e já está cansada de representantes sem compromisso social.
Interpretação do tema redação Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
De acordo com a professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, a banca avaliadora se confundiu na hora de montar a proposta da redação de 2010 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O tema era "o trabalho na construção da dignidade humana". "Os candidatos sentiram muita dificuldade em relacionar os temas. Quem tentou unir se perdeu", afirma.
Os textos fornecidos como base são completamente diferentes. O primeiro é a imagem de um escravo na zona rural. O segundo é um texto otimista sobre o trabalho ideal na zona urbana. O terceiro é a equação do trabalho e da felicidade.
Como sugestão de desenvolvimento, a professora indica a seleção de um tema para que o aluno consiga melhores condições de solução. Caso o candidato optasse pela imagem do trabalho escravo, uma sugestão de solução seria propor uma rigorosa fiscalização deste tipo de exploração, usando fatos atuais, como por exemplo, o trabalho escravo nas zonas urbanas.
Utilizando o texto 2, ele deveria demonstrar no texto o otimismo do trabalho ideal que as cidades oferecem, ou então, ele poderia usar fatos atuais da alta valorização de um bom emprego para dar mais fundamento durante a argumentação.
Interpretação do tema redação Enem 2011: Viver em rede no século XXI
Para o tema de redação "Viver em rede no século XXI. Os limites entre o público e o privado" que caiu na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011, a professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, sugere que o aluno, com suas argumentações, seja capaz de mostrar como estabelecer o limite entre o público e o privado. "Existe a possibilidade de convivência harmoniosa entre o público e o privado. Cada indivíduo deve fazer suas escolhas para mantê-la", afirma.
Como opção de desenvolvimento, o candidato poderia citar alguns exemplos de exposição sem reservas provando que isso é um comportamento de risco. Para dar mais credibilidade ao texto, fatos atuais como a primavera árabe e proibição de internet em Cuba são uma alternativa.
Respondendo a pergunta e, consequentemente dando uma solução ao tema proposto, o estudante deveria indicar um sistema de controle sempre respeitando a liberdade de expressão.
Terra

PROGRAMA AMAMENTAR


DOAÇÃO - O principal objetivo do evento, além da arrecadação do leite materno, será a sensibilização para conseguir novas doadoras
Cescrim Paula Vegas realizará coleta de leite materno no próximo sábado (19)
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
Imprimir   Imprimir


 
A unidade também irá receber doações de potes de vidro com tampa plástica e roupas de bebês, que serão doadas a famílias de baixa renda  
No próximo dia 19 será celebrado o ‘Dia Mundial da Doação de Leite Materno’, e para comemorar essa data, o Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim Paula Vegas), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará um evento especial para as mães que estiverem dispostas a realizar a doação. O evento ocorrerá das 9 às 15 horas, no próprio Cescrim Paula Vegas.
Confira as fotos da saúde
No local haverá coffee break, sorteio de brindes, aula experimental de pilates, planejamento familiar, orientação sobre saúde da mulher e corte de cabelo. Um espaço será reservado para os filhos das mulheres que estiverem fazendo a doação, onde ficarão sob supervisão das funcionárias do Cescrim. Os serviços serão somente para as mães doadoras.
O Hospital Regional de Itanhaém também irá contribuir com a campanha realizando a coleta de leite de mulheres que estão internadas no local. Posteriormente, o leite será levado ao Cescrim para ser enviado para o processo de pasteurização.
O objetivo do evento, além da arrecadação de leite materno, será a sensibilização para conseguir novas doadoras. Todo leite, após passar pelo processo de pasteurização, será destinado às crianças que, por algum motivo, não podem ser amamentadas pela mãe. No dia, a unidade também irá receber doações de potes de vidro com tampa plástica e roupas de bebês, que serão doadas a famílias de baixa renda.
A secretária de Saúde, Josiane Maria Caetano Arrivabene, faz um convite a todas as mães com leite em excesso para contribuirem com a campanha. “A doação é um grande gesto de solidariedade. Todas as munícipes serão muito bem recebidas pela equipe do Cescrim para cumprir esse ato de amor ao próximo”.
COMO SER UMA DOADORA – Mulheres com leite em excesso que quiserem ser doadoras deverão entrar em contato com o Cescrim Paula Vegas pelo telefone (13) 3426-3197 ou comparecer ao local, na Avenida Tiradentes, 184, no Jardim Mosteiro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Após o cadastro, as mães receberão um kit e orientações sobre como realizar a coleta. Semanalmente, um veículo vai até o domicílio da doadora para recolher os frascos de leite. Vale ressaltar que as mulheres não podem ser portadoras de doenças infectocontagiosas e nem consumir qualquer tipo de droga ou bebida alcoólica.
 Fonte:Prefeitura de Itanhaém

Postagens populares