terça-feira, 24 de abril de 2012

Você sabe que dia é hoje?


Google homenageia Gideon Sundback, inventor do zíper

O logo do serviço de busca - o doodle - pode ser aberto pelos internautas, como um fecho

REDAÇÃO ÉPOCA
Google homenageia Gideon Sundaback, inventor do zíper (Foto: Reprodução/Google)

O Google fez mais uma de suas criativas homenagens em sua página principal de buscas. Desta vez, foram lembrados os 132 anos do nascimento de Gideon Sundback, o inventor do zíper. O doodle (o logo do Google na página de buscas) pode ser aberto por um zíper virtual.
Sundback nasceu na Suécia, filho de um bem-sucedido fazendeiro. Ele estudou engenharia na Alemanha. Depois de formado, como engenheiro elétrico, em 1905, ele emigrou para os Estados Unidos.


O engenheiro deu entrada no pedido de patente do zíper em 1914. Ela foi reconhecida em 20 de março de 1917. Mas o nome zipper só foi dado em 1923, pelo industrial Benjamin Goodrich, que utilizou a invenção em novas botas fabricadas por sua companhia (a B.F.Goodrich).
A proposta de Sundback era mesmo que o zíper fosse usado nas botas femininas, como substituto para o sistema de ganchos e presilhas. Cerca de duas décadas depois, tornou-se popular nas calças e nos vestidos. Você imagina sua vida hoje sem zíper (ou fecho éclair, ou fechecler)?
Sundback morreu de problemas cardíacos em 1954.


 A patente do zíper de Gideon Sundback, reconhecida em 1917 (Foto: Wikimedia Commons)
Fontes da Pesquisa:http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2012/04/google-homenageia-gideon-sundback-inventor-do-ziper.html, http://www.9ori.com/en/media/images/d2fd26dde3.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares